gallery/logotipo01

História da escola

  • A história desta escola tem início no ano de 1958. Por iniciativa do Lions Club de Curitiba, em 1º de maio funda-se a associação, pioneira no estado do Paraná, direcionada à área da deficiência física motora. Recebe o nome de Associação Paranaense de Assistência à Criança Defeituosa.
  • Em 1961, consta em registro de livro ata a alteração de denominação da entidade mantenedora da escola como Associação Paranaense de Reabilitação, nome que mantém até hoje.
  • As atividades foram iniciadas  nas dependências da associação, na Avenida Iguaçu n° 811, e destinava-se a crianças com sequelas de poliomielite.
  • Devido à precariedade das instalações, em 1965 a associação mantenedora comprou o imóvel, situado na Avenida Getúlio Vargas n°944, onde  funcionou o atendimento de reabilitação por vários anos, identificado como Escola da Associação Paranaense de Reabilitação.
  • Não atendendo às exigências necessárias. Houve então a doação por parte do Senhor Elias Tacla e senhora de um prédio novo situado à Avenida Paraná n°609.  A sede da Escola foi  inaugurada  em 07 de março de 1970, com o nome de Escola Nabil Tacla. O nome foi dado em homenagem a uma criança, membro da família, que falecera.
  • Como a A. P. R. pretendia oferecer atendimento integral a crianças de 0 a 5 anos de idade, uma vez que nesta faixa etária só recebiam atendimento médico e fisioterápico, e  com  a mudança da escola para o novo prédio da avenida Paraná, surgiu a ideia de usar as dependências vagas na avenida Getúlio Vargas para tal fim.
  • Essa ideia concretizou-se com a inauguração da creche-berçário da A. P. R., no dia 16 de maio de 1970,  onde atualmente funciona a subsede da escola, que oferta atendimento de educação infantil aos bebês e crianças de 0 a 06 anos de idade.
  •  A escola recebeu da SEED a autorização de funcionamento através da resolução nº 22.125 de 31/12/1970.
  • A partir de 1974 foi autorizada a funcionar com o nome de Escola Nabil Tacla – Ensino de 1º Grau (correspondente às quatro primeiras séries do 1º grau).
  • Em 1984, ela recebeu autorização de funcionamento para o  ensino pré-escolar através da resolução nº 314/84, passando a denominar-se escola Nabil Tacla – Ensino Pré-Escolar e de 1º Grau.
  • Em 1989, através da resolução nº 2.843/89, foi autorizada a funcionar com o nome de Escola Especial Nabil Tacla e a resolução nº 1.191/91, de 12 de abril de 1991, concedeu-lhe o reconhecimento.
  • ​​Em 1994, foi autorizado o desenvolvimento do projeto de descentralização de Centro de Estudos Supletivos de Curitiba (CES), correspondentes às quatro primeiras séries do 1º grau.
  • Em 1996, a resolução 4221/96 autoriza o funcionamento com a denominação de Escola Especial Nabil Tacla - subsede I e Escola Especial Nabil Tacla - sede.
  • Considerando a LDB nº 9394/96, a deliberação nº 003/98 – CEE e a resolução nº 3112/98, que reformulam as normas relativas a nomenclatura dos estabelecimentos de ensino, passou em 1998 a denominar-se Escola de Educação Especial Nabil Tacla - Educação Infantil e Ensino Fundamental.
  • Em 2009, por falta de amparo legal, a escola deixou de ofertar o Ensino Supletivo.
  • Atendendo ao parecer 108/10 do Conselho Estadual de Educação, em 2010 tem início  o processo de alteração da denominação da escola.
  • Em agosto de 2011, a resolução 3600/2011 - GS/SEED autoriza a alteração de denominação das Escolas de Educação Especial para Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, ofertando as etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental / Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos / Fase I, na modalidade de Educação Especial.
  • A resolução de credenciamento e autorização de funcionamento nº 5241/2011-SEED altera a denominação da Escola de Educação Especial Nabil Tacla - Unidade Cabral para:
  • Escola Nabil Tacla - Educação Infantil, Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos/Fase I na  Modalidade de Educação Especial. Autoriza o funcionamento da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos Fase I.
  • Em 2014, surge uma nova organização administrativa e pedagógica nas escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, aprovada pelo parecer 07/14 em 07 de maio de 2014, pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná/CEE.
  • Essa nova organização administrativa e pedagógica das Escolas de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, tem como objetivo possibilitar oportunidades efetivas de aprendizagem, considerando tempo, ritmo e o desenvolvimento dos educandos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.
  • Atualmente a Escola Nabil Tacla - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos na Modalidade de Educação Especial conta com sua mantenedora, a Associação Paranaense de Reabilitação, para ofertar, além do ensino, a reabilitação dos alunos com deficiência física neuromotora associada à múltiplas deficiências, que a frequentam, oriundos de famílias, em sua maioria, de baixa renda.
  • Os alunos apresentam alta especificidade e demandam apoios e serviços intensos e permanentes, além de espaços especialmente preparados para realizarem o processo de aprendizagem e a reabilitação física.
gallery/flor nº 06
gallery/flor nº 06
gallery/maos01